A sede original da Fazenda Bananal ficava na parte de cima da fazenda, próxima ao traçado original do percurso do litoral ao interior.
Em 1846, o traçado da Estrada Real foi refeito, o que ocasionou a mudança da sede da Fazenda da “Bananal de cima” para a “Bananal de baixo”- onde hoje se encontra o casarão histórico restaurado, que era um ponto de auxílio para os tropeiros para abastecimento, compra de produtos e muitas vezes de escravos.
O projeto de restauração e conservação da sede atual da Fazenda Bananal obedeceu aos critérios do IPHAN, e foi realizado a partir de referências em pesquisas documentais e entrevistas, o que possibilitou a reconstrução da edificação em suas características originais, preservando seu interesse histórico e arquitetônico.
A sede, remanescente das antigas fazendas do período colonial, se caracteriza por ser um engenho de açúcar de dimensões contidas, com um curso d’água próximo que abastece o engenho e é sua principal fornecedora de energia.
O casarão anexo possui alcova, área de circulação, sala e cozinha. A estrutura possui amplo telhado, sem forro, característico da época e este telhado é sustentado por pilares de pedra – presentes tanto na estrutura de sustentação quanto no pavimento térreo.
Este exemplo original de edificação, elevando-se a casa em si do solo, proporcionando apoio robusto, evitando infiltrações no casarão e protegendo as paredes de pau a pique da alta umidade da região.