[:pb]A Fazenda Bananal preparou uma série de atividades para este feriado, que vão trazer muito aprendizado e experiências inesquecíveis junto à natureza, para crianças e adultos.
Confira abaixo nossa a programação:

Todo dia é dia de passarinhar
Passarinhar, ou observar aves, é uma atividade recreativa que consiste em buscar e identificar diferentes espécies de aves em seus ambientes naturais.
É uma forma única de se conectar com a natureza, traz benefícios para saúde física e mental de adultos e crianças e desperta o fascínio pela biodiversidade.
Atividade sujeita às condições climáticas.
Quando
Datas: Todos os dias do feriado
Horário: Das 8h às 10h
Imersão na Mata Atlântica
A experiência de imersão na Mata Atlântica possui uma caminhada de extensão de aproximadamente 1 km. A atividade possui foco em observação de flora e fauna, guiada por nossos monitores, que trarão informações e curiosidades sobre esta bela e diversa mata!
A experiência é acessível a cadeirantes e deficientes visuais. Além da conscientização da preservação do meio ambiente, esta atividade tem como objetivo transformar atitudes e valorizar práticas sustentáveis.
Atividade sujeita às condições climáticas.
Quando
Datas: Todos os dias do feriado
Horário: Das 10h30 às 12h
Quem conhece a juçara?
A palmeira Juçara é considerada uma espécie importantíssima da Mata-Atlântica. Quando as palmeiras são cortadas, muitos animais deixam de ser atraídos, assim como seus predadores. Ou seja, um prejuízo à diversidade da fauna do local.
A alteração no bioma causado pela extração da juçara reduz a dispersão de sementes, não só da juçara, mas também de outras plantas, e o resultado é a nossa floresta perder muitos de seus representantes. A importância dessa palmeira não se restringe ao meio ambiente, ela também é uma peça fundamental para a sobrevivência de diversas comunidades que vivem da extração do palmito e de seu fruto.
Venha saber mais sobre esta palmeira tão especial para a nossa Mata e ainda degustar o Juçaí! Um produto delicioso, um super alimento preparado com a juçara, que é rica em antioxidantes e ferro e possui uma boa quantidade de potássio.
Quando
Datas: Todos os dias do feriado
Horário: Das 14h às 15h
Observação de PANCs e FANCs
Nesta atividade guiada pelo Jorge Ferreira, que dura cerca de uma hora, você poderá conhecer algumas espécies de PANCs e FANCs. Aqui na Fazenda mais de 100 espécies foram catalogadas.
Mas, vem cá, você sabe o que são PANCs e FANCs?
As PANCs são as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Às vezes, são consideradas como “mato” que surgem nos canteiros, mas essas hortaliças são comestíveis e ricas em nutrientes. As PANCs são alimentos que produzem efeitos benéficos à saúde do consumidor e compõem práticos típicos com grande importância na cultura das regiões.
Pratos típicos com PANCs
Existe uma série de pratos que utilizam plantas comestíveis, você sabia?
- Ora-pro-nóbis em Minas Gerais: nos pratos à base de frango caipira ou carnes, em especial costelinha.
- Vinagreira no Maranhão: no famoso arroz de cuxá.
- Jambu no Amazonas e Pará: nos famosos tacacá e pato no tucupi ou no tambaqui no tucupi.
- Inhame capixaba ou o inhame-cará no Recôncavo Baiano e Zona da Mata da Paraíba, Pernambuco e Alagoas: em variados pratos, inclusive no famoso pão brote.
- Araruta na Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo: como base de quitandas e do mingau.
- Língua-de-vaca ou cariru (talinum) na Bahia e Alagoas: no famoso efó Bertalha no Rio de Janeiro: no refogadinho de bertalha com ovos ou raiz forte no Paraná e Santa Catarina: como tempero para diversos pratos.
- Taioba em Minas Gerais: no prato angu com taioba
Os FANCs são os Fungos Alimentícios Não Convencionais. Talvez você não esteja “ligando o nome à pessoa”, mas pelo menos um você deve conhecer: o cogumelo.
Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Possuem corpo frutífero composto por uma base. São seres vivos que contêm uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos.
*ATENÇÃO: as atividades com as PANCs e as FANCs são apenas para observação e aprendizagem, não teremos espaço para degustação.
Quando
Datas: 30/10 e 02/10
Horário: Das 9h30 às 10h30, das 13h às 14h e das 15h às 16h
Desfrute do nosso Restaurante
E, para viver essa experiência completa, a melhor dica é conhecer o nosso restaurante. Um café da manhã ou almoço em família, uma gastronomia de qualidade com produtos cultivados em nossos sistemas de produção agroecológicos e itens colhidos todos os dias, diretamente da horta para sua mesa.
Quando
Datas: Todos os dias
Horário: Das 11h às 18h
[:]