[:pb]O que o chef Bertrand Materne anda fazendo na cozinha de casa durante a quarentena? A resposta dele é muito mais saborosa do que uma simples receita.
O crepe de brigadeiro — que vamos aprender a fazer neste post — é carinho em forma de sobremesa. Saiba por que esse doce é tão importante para o nosso chef. Aproveite e descubra novos sabores e significados para levar à mesa na Páscoa!
O poder da comida afetiva
Sabe aquele sabor que nos traz boas sensações? Isso é comida afetiva. É o almoço que lembra a casa da avó, o doce que tem sabor de infância, a receita que segue viva há gerações… E quanto mais se vai à cozinha para preparar refeições, mais essas referências aparecem, principalmente em momentos adversos como este de isolamento social.
Bertrand Materne vive algo assim. Durante nosso papo, o chef disse que “nesse momento, a culinária tem sido minha melhor terapia com a família. Minha filha vem pra cozinha comigo e, juntos, criamos mais que receitas, fazemos nossa história.”
Pai e filha haviam acabado de preparar um crepe de brigadeiro. Daí você diz: uma sobremesa que leva chocolate e granulado só pode ser reconfortante, não é? Exatamente. Para Materne, é uma visita à infância!
O chef do restaurante da Fazenda Bananal nos conta que na Bélgica, seu país de origem, em 2 de fevereiro comemora-se La Chandeleur, ou Festa das Velas. Parentes e amigos reúnem-se ao redor da mesa repleta de crepes para comemorar o momento em que Jesus foi apresentado ao mundo 40 dias após seu nascimento. Mas antes de ser uma celebração cristã, a Festa das Velas era uma homenagem ao deus do pão. Por isso, a farinha de trigo é o ingrediente principal à mesa, simbolizando fartura.
E assim, o que começou como um passatempo na quarentena, terminou como um momento gostoso em família e um enorme aprendizado. Melhor ainda para nós, que agora também conhecemos essa tradição belga e podemos preparar a receita no café da manhã, no almoço ou no jantar de Páscoa. Por que não?
Receita de crepe de brigadeiro
Ingredientes
165g de farinha de trigo
40g açúcar
4 ovos
500ml de leite
40g de manteiga
1 colher de sopa de óleo
Modo de Preparo
Peneire a farinha. Acrescente o açúcar, os ovos e, aos poucos, o leite. Misture até que se forme uma massa fina. Derreta a manteiga e incorpore o óleo. Deixe a massa descansar por uma hora.
Unte uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga ou óleo e aqueça em fogo médio. Despeje com uma concha uma fina camada da massa (o suficiente para cobrir a frigideira). Depois de alguns minutos, quando a massa descolar do fundo, vire o crepe para assar o outro lado.
Recheie com geleia, mel ou brigadeiro. Enrole a massa ou dobre em duas metades (para formar um triângulo) e sirva ainda quente.[:]