O Cultivar é um programa que facilita a troca conhecimento entre agricultores e agricultoras, a fim de fomentar a geração de renda, estimular formas sustentáveis de produção e contribuir com a conservação da floresta.
Depois da formação em 2023 sobre a produção de frutos da juçara, cacau, mel de abelhas nativas e cogumelos, a primeira turma do Programa Cultivar agora avança para uma etapa prática, com encontros sobre o mercado agrícola; implantação e assistência técnica em unidades demonstrativas.
Treinamentos e metodologias de coleta sustentável e boas práticas em associações e cooperativas; implementação de unidade demonstrativa na Associação Agroecológica de Produtores Orgânicos de Paraty (AAPOP) e na Cooperativa de Produtores Rurais de Paraty (Pacova)
Treinamento e oficinas sobre fermentação e secagem em associações e cooperativas; implementação de unidades demonstrativas na associação AAPOP, na cooperativa Pacova e na Associação Caminho do Ouro.
Implantação de 01 meliponário na associação AAPOP, na cooperativa Pacova, na Associação Caminho do Ouro e na Comunidade Praia do Sono.
Implantação de estufa na associação AAPOP e na cooperativa Pacova.
Em parceria com o SEBRAE, SENAR, EMATER e Casa da Cultura de Paraty, o Programa Cultivar organiza 03 oficinas gratuitas e abertas para produtores e produtoras de Paraty e região, com temas importantes para impulsionar a atuação no mercado agrícola.
Formalização do produtor e emissão de nota fiscal.
O negócio é cooperar: roda de conversa sobre associativismo e cooperativismo.
Em 2023, o Programa foi construído junto a 45 produtores (as) de Paraty e regiões próximas. Juçara, cacau, mel de abelhas nativas e cogumelos foram os alimentos centrais trabalhados em oficinas e visitas técnicas que realçaram cada etapa da cadeia produtiva, o seu potencial de comercialização, o impacto ambiental positivo para o território e a realidade de cada propriedade dos (a) participantes para uma produção em respeito à floresta.
Euterpe edulis, conhecida popularmente como juçara, é uma espécie símbolo da Mata Atlântica tanto pela sua importância ecológica quanto pelo seu valor cultural e interesse econômico. O seu uso sustentável e seguro foi trabalhado durante o programa, evidenciando formas comerciais viáveis como a utilização do fruto para a produção de polpa.
Fonte: Cartilha Programa Cultivar – Cultivo de Juçara (2023)
O cacau é um grande aliado na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) para recuperação de áreas mais degradadas junto a outras espécies. As oficinas do Cultivar trataram a relevância do alimento para um modelo alternativo de produção e todo o seu ciclo de beneficiamento, da colheita ao armazenamento (para produção e venda de chocolate).
Fonte: Cartilha Programa Cultivar – Cultivo de cacau (2023)
As espécies abelhas sem ferrão, a atividade econômica de meliponicultura e os produtos derivados dessa produção, como o mel, o pólen, própolis e cerume, foram apresentadas nas oficinas junto à importância das abelhas nativas para a polinização e conservação.
Fonte: Cartilha Programa Cultivar – Produção de mel de abelhas nativas (2023)
As oficinas de cogumelos destacaram o papel desses fungos para a ciclagem de nutrientes no ecossistema; as particularidades das espécies comestíveis cultivadas no Brasil; e o potencial de comercialização no setor gastronômico, nas suas variações frescas, desidratadas, conservadas e defumadas.
Fonte: Cartilha Programa Cultivar – Cultivo de cogumelos (2023)