Um sistema de produção agroflorestal (SAF) é uma forma de produção de alimentos inspirada em processos ecológicos da floresta. Esse sistema promove a colaboração entre diferentes espécies de plantas, que agem juntas no aumento na fertilidade do solo, por exemplo, por meio da queda de folhas e galhos ou no aumento da umidade graças ao sombreamento parcial formado.
Por serem baseados em processos naturais e evitarem o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos, os SAFs possuem uma série de vantagens em comparação às monoculturas (plantações tradicionais). Entre essas vantagens estão: restauração da fertilidade e estrutura do solo, alimentos mais saudáveis e menor uso de água.
Além de melhora da qualidade de vida para quem consome e quem produz alimentos, os SAFs promovem a conservação da biodiversidade, servindo inclusive de fauna e flora para as regiões onde estão inseridos.
Na Fazenda Bananal, o SAF maior e principal foi plantado em 2015 e cobre uma área de 4 hectares. Além de espécies nativas da Mata Atlântica, ele também é composto por espécies frutíferas de diferentes regiões. No total, são mais de 60 espécies de plantas produzindo alimentos destinados, em parte, para a nossa gastronomia sustentável – “da terra para mesa”.
A horta da Fazenda Bananal possui área equivalente a 5000m² onde produzimos, sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, cerca de 60 diferentes produtos ao longo do ano, incluindo folhosas, legumes, frutos e temperos. Os produtos são colhidos diariamente, sempre pela manhã, para que sejam mantidas a sua qualidade e sabor.
No pomar, produzimos variedades de laranjas, limões e ponkan – também sem adicional químico. Enquanto os cítricos crescem, utilizamos as áreas entre as árvores para o cultivo de outros tipos de alimentos, como mandioca, milho, feijão, brócolis, couve-flor e repolho - tudo isso para buscar o melhor uso do solo e promover a biodiversidade no local.